Aprovada proposta para elaboração de diretrizes curriculares nacionais da graduação em Farmácia

Delegados, entre eles o presidente do CFF, doutor Walter Jorge João, votam durante o Fórum. Fotos de João Yosikazu Maeda

Mais de 150 farmacêuticos reunidos no II Fórum Nacional para Discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, realizado dias 22 e 23 de março, em Brasília, aprovaram a proposta elaborada pela Comissão de Educação (Comensino/CFF), pela Comissão Assessora de Educação Farmacêutica (CAEF/CFF) e pela Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF). A proposta aprovada será encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC).

O conselheiro federal pelo Rio, Alex Baiense

Todos os estados da federação estiveram representados pelos delegados de entidades, sociedades e associações profissionais, professores, estudantes e farmacêuticos. Pelo Rio, estiveram presentes o vice-presidente, Doutor Robson Roney Bernardo; o secretário-geral, doutor José Roberto Lannes Abib; o conselheiro federal Alex Baiense; a presidente da Comissão de Ensino do CRF-RJ, Andreia Bartachini Gomes; Selma Rodrigues Castilho, da ABEF; Luciana Maria Ramires Esper, Integrante da comissão de Ensino e representante das universidades públicas; e Hannah Carolina Tavares Domingos, representantes discente.

"Foi uma grande conquista para toda a categoria aprovar, democraticamente, essa proposta que deverá ser utilizada pelo CNE para elaborar as novas diretrizes para a formação profissional dos farmacêuticos brasileiros, contemplando atividades recentemente regulamentadas para atender às crescentes demandas da nossa sociedade", explicou o presidente do CFF, Walter Jorge João.

Um dos destaques da proposta foi a aprovação do texto que prevê a capacitação dos acadêmicos de Farmácia para a atividade clínica do farmacêutico, regulamentada em agosto de 2013, por meio da Resolução/CFF nº 585. Com ela, os farmacêuticos passaram a atuar no cuidado direto ao paciente. A prática clínica desse profissional da saúde se desenvolveu consideravelmente nas últimas décadas, ampliando a demanda por profissionais habilitados.

O cuidado em saúde foi incorporado à proposta como principal eixo estruturante da formação dos futuros farmacêuticos. A atividade clínica pode ser desenvolvida em hospitais, ambulatórios, unidades de atenção primária à saúde, farmácias comunitárias, instituições de longa permanência e domicílios de pacientes, entre outros.

Com informações do CFF