Palestra sobre empreendedorismo reúne farmacêuticos no Sebrae

Os organizadores e participantes da palestra "Empreendedorismo: escolhas e oportunidades", realizada no Sebrae, no Centro do Rio

Colocar a mão na massa, mas sempre com planejamento e informação. Este foi um dos tópicos abordados pela consultora do Sebrae-RJ Celma Villaça, durante a palestra "Empreendedorismo: Escolhas e Oportunidades". Fruto de uma parceria do CRF-RJ com o Sebrae, através do Programa de Assistência ao Farmacêutico (PAF-RJ), o encontro reuniu farmacêuticos e empresários no auditório do Sebrae, no Centro do Rio, nesta quarta-feira, 16 de março.

Na palestra, Celma destacou a importância dos empreendedores agirem e inovarem.

"Não podemos ficar na onda da reclamação. O mais comum é ficar reclamando, mas é preciso parar e pensar o que cada um está fazendo para si. Tem alguma ideia na cabeça e está esperando para lançar? Ou fala e cumpre ou não acontece", disse ela.

A consultora Celma Villaça durante a apresentação

A consultora afirmou ainda que é preciso se profissionalizar, ter conhecimento, atitude e estabelecer metas.

"Sempre vai haver barreiras. E serão muitas. É preciso estabelecer prazos e pequenas tarefas. Também, ir além do conceito tradicional de farmácia, ser um farmacêutico empreendedor. Farmacêutico não vende remédio, mas conhecimento e novidade, e entrega com qualidade e elegância", completou Celma.

Entre as etapas para empreender, a consultora citou o estabelecimento de metas, o planejamento e monitoramento sistemático destas, a busca de informações com clientes, fornecedores e concorrentes, entre outros.

"O empresário deve correr um risco calculado. Além disso, é necessário encontrar outras pessoas, com visões diferentes, se abrir, falar com gente de outras áreas, com a Câmara de Dirigentes Lojistas, por exemplo. A rede de relacionamentos é o grande diferencial do empresário", listou Celma, citando ainda o exemplo de uma farmacêutica que usou café para produzir cosméticos e foi eleita uma das 10 melhores empreendedoras do mundo.

Coordenador da Câmara Técnica de Empreendedorismo do CRF-RJ, o doutor Ricardo Lahora destacou que é preciso fazer diferente.

Farmacêuticos tiraram dúvidas sobre novos negócios

"Temos exemplos de farmácias que instalaram o consultório farmacêutico em suas unidades, trazendo um diferencial para os seus estabelecimentos. Uma rede, inclusive, já conta com 180 pontos com consultório, com os farmacêuticos prescrevendo medicamentos. Quem quer empreender, esta é a oportunidade. Procurem a Câmara Técnica", informou Lahora.

Um dos farmacêuticos presentes no evento, o doutor Maxwell Alves Silva aprovou o evento.

"Foi uma grande oportunidade para ampliar nosso conhecimento sobre os negócios, a qualidade, a prestação de serviço", disse ele.

Através do PAF-RJ, o Sebrae-RJ oferece palestras e oficinas gratuitas, além de descontos de 30% em cursos, seminários para farmacêuticos empreendedores e para aqueles que desejam iniciar seu próprio negócio. Farmacêuticos que já empreendem serão beneficiados ainda com descontos nos serviços de consultorias empresariais e tecnológicas de até 60%. Saiba mais aqui.

Confira mais fotos no Facebook do CRF-RJ.