Nota de Repúdio: Mudanças para o profissional farmacêutico

Em 2014, a aprovação da Lei 13.021/14 proporcionou à população a possibilidade de contar com assistência farmacêutica integral e garantiu legalmente o papel da farmácia como estabelecimento de saúde, reiterando o papel do profissional farmacêutico com a sociedade e rememorando o compromisso assumido com o paciente.

Diante das mudanças questionadas pelas autoridades e parlamentares, que culminam com a ausência do profissional farmacêutico nas farmácias e a rescisão de contratos feita pela Prefeitura do Estado, o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro se posiciona absolutamente contrário e repudia a medida.

Medida que ocasiona o afastamento dos profissionais, redução salarial e privação do serviço prestado à saúde da população, trabalho esse que é diariamente exercido com muito mérito.

A presença do farmacêutico é primordial para integração da categoria da saúde. Por isso, seguimos juntos na luta a favor do profissional farmacêutico como parte indissociável e imprescindível na equipe técnica de saúde.