Viva Cazuza: Diretor do DDAHV participa de debate sobre autoteste de HIV do CRF-RJ

Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro promoveu o evento em virtude da aprovação da venda de testes em drogarias

O diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV), Fábio Mesquita, participou no último dia 22 de janeiro do simpósio “O autoteste do HIV/AIDS: riscos e benefícios”. Promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ), o objetivo do encontro foi debater o impacto da comercialização e distribuição de autotestes de HIV em farmácias e estabelecimentos de saúde públicos e privados. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em novembro de 2015 a RDC 52/15, que permite a venda desse tipo de teste em farmácias e drogarias.

Na programação do encontro, as palestras Diagnóstico e assistência aos portadores de HIV – proferida por Fábio Mesquita – e Os autotestes no Brasil e sua regulamentação; a mesa-redonda Kit para autoteste de HIV e a farmácia; e o debate Estamos preparados para o autoteste do HIV?.

O simpósio foi realizado no auditório da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), no Rio de Janeiro, para farmacêuticos e outros profissionais da saúde que atuam no setor farmacêutico, saúde pública, vigilância sanitária, associações/entidades de portadores de HIV/aids e acadêmicos de Farmácia, entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais