Projeto para reformulação da Assistência Farmacêutica no município do Rio é apresentado em reunião de profissionais farmacêuticos

Mesmo em tempos de pandemia, o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) segue atuando de forma intensa na tentativa de assegurar as melhores condições aos farmacêuticos e um serviço de excelência farmacêutica prestado à sociedade. Por essa razão, a Presidente do CRF/RJ, Dra. Tania Mouço, bem como farmacêuticos atuantes na Atenção Básica do SUS - a exemplo do Conselheiro Regional Thiago Lopes e da farmacêutica Elisângela Ferreira, participaram de reunião com o ex Secretário Municipal de Saúde, Dr. Daniel Soranz, para apresentação de projeto de reformulação da Assistência Farmacêutica no município do Rio de Janeiro.

As mudanças ultrapassam a esfera técnica: além do trabalho por uma atuação subsidiada nos aspectos técnicos e otimização dos atendimentos, o novo modelo de Assistência Farmacêutica proposto também prevê maior possibilidade contratação de farmacêuticos na Saúde Pública. O documento foi redigido por profissionais da Atenção Básica à Saúde em parceria com a equipe do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) e será entregue a todos os candidatos à Prefeitura Municipal.

De acordo com a Presidente do CRF/RJ, Dra. Tania Mouço, a intenção é promover um atendimento de excelência à sociedade e criar mais possibilidades de valorização farmacêutica. “Precisamos ressignificar e remodelar a Assistência Farmacêutica de forma urgente e acredito que demos o primeiro passo”, explica. As mudanças devem ser realizadas em todas as áreas - em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Clínicas da Família, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Rio Saúde. “Em parceria com o Poder Público, queremos estar diligentes no sentido de garantir medicamentos à sociedade com participação ativa do farmacêutico na orientação e dispensação”, afirma Dra. Tania Mouço.