Orientações sobre o uso do hidroxicloroquinona e azitromicina no combate à COVID19.

Em tempos de medo e incerteza como os de hoje, cabe ao Farmacêutico orientar o Uso Racional de Medicamentos e sanar as fake news

Confira a orientação da Dra. Eline Matheus, Conselheira Regional do CRF/RJ e Pós-Doutora em Farmacologia Celular e Molecular a respeito da divulgação do uso do hidroxicloroquinona e azitromicina no combate à COVID19.

Em resumo, a possibilidade de uso é para a Pneumonia e ainda não há provas que o uso pode ser profilático, ou seja, no sentido de prevenir a doença. Lembramos também que ambos são medicamentos cuja dispensação demanda prescrição médica. Uso racional sempre!

Confira abaixo o parecer técnico:

“Após a divulgação de alguns artigos recentes sobre o uso de derivados de cloroquina, tal como a hidroxicloroquina (antimalariais), e da azitromicina (antibiótico macrolídeo) faz-se necessário esclarecer que os estudos mostraram eficácia e segurança em ensaios clínicos com um grupo pequeno de pacientes confirmados com o COVID-19 e com quadro já instalado de infecção do trato respiratório superior e inferior. Os resultados preliminares confirmaram um efeito sinérgico da combinação de sulfato de hidroxicloroquina (menos tóxico do que a cloroquina) e azitromicina, em pacientes com pneumonia. Porém, o estudo não inferiu sobre o uso da combinação como profilaxia para prevenir a transmissão do vírus.
Estudos in vitro mostraram que a cloroquina, e derivados, foram efetivas em reduzir a replicação viral, incluindo o Coronavírus. Os autores descreveram que estes fármacos poderiam bloquear a infecção viral por aumentarem o pH (de 4,5 para 6,5) das organelas intracelulares (endossomas/lisossomas), importantes para a fusão na membrana celular e, também, por inibirem a entrada do SARS-CoV através de mudanças na glicosilação do receptor celular (ECA2).
Os artigos enfatizam a necessidade de mais estudos experimentais e clínicos para determinar a eficácia, segurança e riscos para o tratamento da infecção viral com os fármacos antimalariais (isolados ou em combinação com azitromicina) e para uso profilático”.