Conselhos Profissionais se reúnem para debater estratégias em prol da aproximação das classes e dos novos cenários

O ano de 2019 foi marcado por diversas lutas profissionais e a tentativa de implantação da Proposta de Emenda à Constituição 108 - fato que representou uma das investidas mais ameaçadoras às categorias profissionais não só aos Conselhos de Farmácia, mas a todos os Conselhos Profissionais que trabalham em favor da população e profissionais.

Após grande mobilização, a medida que determinaria a delimitação dos poderes de fiscalização dos Conselhos (e, dessa forma, comprometeria de forma substancial a atuação adequada das autarquias enquanto instituições que garantem proteção à sociedade e às categorias) foi arquivada.

Contudo, novas propostas estão sendo postas em votação e estar diligente diante dos desdobramentos do caso é fundamental para garantir que tal retrocesso impacte as categorias e a sociedade possa contar com serviços de excelência.

Dessa forma, o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro, é parte – junto a integrantes de outros Conselhos Profissionais – de equipe formada unida em prol do exercício profissional legal - batizado informalmente de “Conselhinho”. O Fórum, que une 31 conselhos, foi reativado após a PEC108 e é responsável por inúmeros debates que transitam por todas as áreas de atuação. Inicialmente, o foco era a Proposta de Emenda à Constituição, no entanto, agora todas as necessidades encontradas em cada uma das vertentes são discutidas de maneira que haja apoio e fortalecimento de laços que possam ser determinantes para o futuro das profissões.

O CRF/RJ agora integra também a coordenação do Fórum, que a cada reunião, busca novas articulações como propostas para as demandas apresentadas individualmente, administrando assim cada situação de risco, e a partir de diferentes perspectivas.

Para a Fiscal e Representante do CRF/RJ no Conselhinho, Sarah Pitta, essa união é a chave para novos avanços. “Debatemos, divergimos internamente, concordamos e é excelente perceber todos os Conselhos trabalham com base no mesmo propósito: cuidar e servir a sociedade”, afirma Sarah Pitta.

Além do trabalho parlamentar, as reuniões também trouxeram outros frutos positivos: a exemplo do planejamento de ações sociais e campanhas publicitárias que possam instruir e ofertar serviços, promovendo aproximação entre os Conselhos e a população, bem como promovendo o entendimento do papel das autarquias como instrumento em favor da sociedade.