CRF/RJ apresenta o I Simpósio do Grupo Técnico de Inovação e Tecnologia em Farmácia Clínica

No último dia 23.08 (sexta-feira) foi realizado o I Simpósio do Grupo Técnico de Inovação e Tecnologia em Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro. (CRF/RJ). O campus Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi palco para o evento que teve programação cuidadosamente curada com o objetivo de fomentar debates que estimulem a atualização e o conhecimento profissional nas técnicas mais modernas, bem como a aplicação dos recursos tecnológicos à rotina de trabalho farmacêutico.

O pontapé inicial foi dado com a apresentação do Grupo Técnico de Inovação Tecnologia do CRF/RJ – na ocasião, representado pelo Dr. Rômulo Bezerra e Dra. Viviane Duarte, ela que também foi responsável por palestra sobre a "Incorporação das Tecnologias na Consulta Farmacêutica", tópico cada vez mais inserido na rotina dos farmacêuticos que, assim como os demais profissionais da área da Saúde, caminham subsidiados e auxiliados dos benefícios da tecnologia. Tópico que foi abordado, também, na Mesa Redonda "Gestão de Assistência Farmacêutica via Sistema”, com os Doutores Ari Rangel, Philipe Vieira, Thiago Henrique e Jônatas Marreiros  que puderam debater a respeito do processo de informatização na vivência profissional da AF.

O Simpósio contou também com palestras com temas como "Inovação e Avanços da Indústria Farmacêutica na Prática Clínica", ministrada pela Dra. Mariana Sato; e "Inovação tecnológica na Farmácia Magistral: novas formas farmacêuticas para adesão do paciente ao tratamento", ministrada pela Dra. Angélica Caldas, buscando abarcar o impacto da tecnologia nos mais diversos segmentos da profissão farmacêutica.
Para o Membro do GT e um dos organizadores do evento, Dr. Sandro Pinheiro da Costa, o propósito do encontro foi alcançado ao apresentar de forma eficaz as ferramentas que auxiliam na adesão ao tratamento farmacoterapêutico -  todas elas atreladas à tecnologia presente no cotidiano. “Com a participação de profissionais Farmacêuticos e Tecnologia da Informação, o evento trouxe um pouco da realidade da informatização e os desafios na Prática Clínica”, afirma Dr. Sandro.

Poder contar com o uso da tecnologia é essencial para otimização das mais diferentes frentes de atuação farmacêutica, afinal, a partir da implementação de novas técnicas, o sistema pôde acelerar e muito, por exemplo, a obtenção de resultados clínicos, diminuindo o tempo de atendimento e aumentando a quantidade de solicitações atendidas, de forma a melhorar substancialmente os serviços farmacêuticos prestados - seja dentro de um estabelecimento comercial ou em um laboratório.