EDUFAR - Mais cinco municípios recebem o projeto de educação continuada do CRF/RJ

Para ser um profissional completo e atualizado, a formação acadêmica é o ponto de partida, mas não precisa ser necessariamente o último ponto na caminhada profissional. Com o passar dos anos, buscar aprimoramento dentro da área de atuação acaba sendo imprescindível não só no que tange à formação profissional; mas, também, de forma a garantir um serviço de qualidade à sociedade. Por isso, nos últimos dois anos, o CRF/RJ intensificou a realização de encontros que objetivam levar mais conhecimento aos farmacêuticos nos mais diversos sentidos e segmentos; e um desses projetos é o EDUFAR, caminhada de educação farmacêutica que capacita profissionais e acadêmicos em diversas áreas de especialidade farmacêutica.

Até o momento, mais de quarenta (40) edições do EDUFAR foram realizados em toda a extensão do estado do Rio de Janeiro, proporcionando novas experiências a pelo menos 1000 profissionais que acreditam na  importância da educação farmacêutica como ferramenta.  Nos últimos dois meses, foi a vez de Bangu, Santo Antônio de Pádua, Santa Cruz, Queimados e Centro do Rio receberem mais módulos do projeto. Entre os temas de Aplicação de Injetáveis e Cálculos na Administração Segura de Medicamentos, os alunos puderam participar de um dia repleto de conteúdos mais específicos e detalhados, a fim de enriquecer o conhecimento de cada profissional.

O módulo de Aplicação de Injetáveis é desenvolvido em aulas teórico-práticas, objetivando habilitar o profissional na aplicação de injetáveis nas vias intramuscular, intradérmica e subcutâneas. Já o de Cálculos na Administração Segura de Medicamentos, visa proporcionar aos farmacêuticos conhecimentos sobre cálculos inerentes ao acompanhamento dos pacientes e do manejo no preparo dos medicamentos garantindo assim maior segurança na administração.

 

Bangu e Centro do Rio de Janeiro

Nos dias 20 e 27 de julho, a UNISUAM e a UNYLEYA, nos campus de Bangu e Centro do Rio, respectivamente, receberam o módulo Aplicação de Injetáveis. A ministrante nos dois eventos, Dra. Geysa de Matos, farmacêutica com domínio em Fisiologia e Farmacologia, ministrou cursos com grande adesão.

O ponto de vista apresentado pelos professores é um forte indicativo de que a classe farmacêutica precisa estar disposta a novos aprendizados. Para a Dra. Geysa de Matos, a procura pela atualização dos conhecimentos e técnicas é um investimento. “O desenvolvimento intelectual é a peça chave para a aptidão e o reconhecimento profissional”, afirma.


 

Santo Antônio de Pádua e Santa Cruz

Santo Antônio de Pádua, município da região Noroeste Fluminense, recebeu pela terceira vez o projeto - dessa vez com o módulo Aplicação de Injetáveis. A primeira aula de agosto foi realizada pela Prof. Dra. Thaís Duarte no dia 03.08, e contou também com a presença da Tesoureira do CRF/RJ, Dra. Carla Coura, que introduziu o evento dando boas-vindas aos alunos.

A Zona Oeste do Rio também recebeu o EDUFAR pela primeira vez, também com o módulo, Aplicação de Injetáveis - dessa vez ministrado pela Prof. Dra. Ethel Valdez - em Santa Cruz no último dia 10.08

 

Queimados

Por fim, apresentando um novo módulo do projeto EDUFAR, Queimados recebeu a temática de Cálculos na Administração Segura de Medicamentos, também no dia 10.08. Ministrado pelo Prof. Dr. Verneck Silva, os alunos puderam aproveitar uma aula baseada em conhecimentos sobre cálculos inerentes ao acompanhamento dos pacientes e do manejo no preparo dos medicamentos, garantindo maior segurança na administração.

Especialista em Farmácia Clínica, Dr. Verneck apresentou o conteúdo de forma leve, o que fomentou a interação e imprimiu um ritmo ágil e proveitoso ao módulo. Para a Coordenadora da Seccional da Baixada Fluminense, Dra. Dayse Passos, as expectativas quanto à realização do módulo foram superadas. Por ser a primeira edição e apresentar uma temática voltada para a Farmácia Magistral, a adesão por parte dos profissionais da farmácia comunitária foi positiva, instigando o melhor entendimento dos fatores menos utilizados no dia a dia.