Comissão Parlamentar do CRF/RJ participa de reunião para vedar venda de medicamentos em supermercados

No último dia 08.08, a Comissão Parlamentar do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) - representada, na ocasião, pelo Diretor Secretário-Geral, Dr. Ricardo Lahora e pelo Conselheiro Regional, Dr. Thiago Lopes - e a Associação Brasileira de Empreendedorismo Farmacêutico (ABEFAR) - representada pelo Presidente, Dr. Ricardo Bordinhão - também membro da Comissão - estiveram presentes em reunião que discutiu aspectos referentes ao Projeto de Lei que objetiva vedar em definitivo a venda de medicamentos em supermercados.

 O encontro ocorreu no gabinete do Líder da Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro, Dep. Márcio Pacheco (PSC), responsável pelo novo projeto - contrário ao Projeto de Lei nº 9482/2018, que autorizava a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados e estabelecimentos similares e foi arquivado no primeiro trimestre de 2019 nos termos do Artigo 105 do Regimento Interno da Câmara.

A proposta apresentada pelo Deputado é de suma importância para os profissionais, proprietários de Farmácias e Drogarias e usuários. Afinal, além da importância  papel do farmacêutico orientando e prestando assistência, a maior facilidade de acesso à medicamentos representa um risco ainda maior de intoxicações em decorrência da automedicação - hábito arraigado em mais de 80% dos brasileiros segundo pesquisa promovida pelo Datafolha/Conselho Federal de Farmácia (CFF). 

De acordo com o Diretor Secretário Geral, Dr. Ricardo Lahora, caso aprovada, representará uma grande vitória à categoria e, sobretudo, à sociedade. “São as entidades farmacêuticas protegendo a categoria farmacêutica  em seus postos de trabalho de direito e a sociedade que deve contar com um farmacêutico sempre”, conclui.