Farmacêutica toma posse como diretora da Anvisa

Alessandra Bastos Soares tomou posse como diretora de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (DSNVS) em solenidade realizada no dia 12 de abril de 2018 no auditório da Agência, em Brasília. Alessandra, que substitui José Carlos Magalhães da Silva Moutinho, assume o mandato que se encerra em 19 de dezembro de 2020.

Em seu discurso de posse, Alessandra agradeceu a oportunidade e falou sobre as expectativas do novo cargo. “Quero frisar meu compromisso com esta casa, que é o de promover e proteger a saúde pública. Desejo que, de fato, possamos realizar um bom trabalho com os servidores e o setor regulado para o cidadão brasileiro, que é quem merece o nosso maior cuidado” concluiu.

Diretoria Colegiada

O diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, destacou o empenho da nova diretora na função. “A Alessandra, desde o seu primeiro dia aqui na Agência, demonstrou ser uma diretora extremamente engajada, muito comprometida, curiosa de conhecer com muita rapidez todos os processos e todos os objetos distintos que esta Agência regula. Eu acredito que esse engajamento da Alessandra, eu creio que essa disposição dela em conjunto com toda a diretoria, com todos os servidores da casa, irá contribuir muito para a Anvisa”.

Jarbas também ressaltou a importância da representatividade de igualdades em  uma mulher assumir um cargo na Diretoria Colegiada da Anvisa. “Quando a gente olha aquela parede dos diretores da Agência, a gente observa apenas duas fotos de mulheres penduradas, e eu não acredito que efetivamente nós não tenhamos mulheres com qualificação técnica, como a Alessandra, com representatividade, capazes de serem membros da Diretoria Colegiada”, enfatizou o diretor-presidente.

Carreira

Alessandra é farmacêutica, membro da Sociedade Brasileira de Coaching com certificação em Leader as Coach. Possui 17 anos de atuação nas áreas de Assuntos Regulatórios, Qualidade e Logística.

Tem também formação complementar em Assuntos Regulatórios Aplicados à Vigilância Sanitária/Cefarma; Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico/Cefarma; e BPF: ferramenta para redução de custos operacionais e diferenciação no mercado.

Além disso, a nova diretora da DSNVS atuou na área regulatória de diversas empresas do setor Farmacêutico, como Promédica Produtos Hospitalares, Laboratório Gross, Leister Comércio e Importação de Produtos Hospitalares, Nutoth Pharma e Medivax Indústria e Comércio.